Dando continuidade a elaboração dos diários de observação, bolsistas e orientadores se reúnem em semana do Halloween para partilhar as experiências realizadas em segundo exercício.
Bolsistas, orientadores e equipe do multiHlab . Da esquerda para a direita: Darcilene, Joana, Maria Luiza, Pedro, Mariana, Viviane, Rodrigo, Rosilene, Marjorie, Luiz, Juceli e Allan.
Foto: Acervo multiHlab.
Nas duas últimas quartas-feiras (25 de outubro e 01 de novembro), bolsistas e orientadores trouxeram seus diários de acordo com o método combinado no último encontro. A partir das apresentações do primeiro exercício, determinamos para o segundo exercício uma metodologia científica de observação, para que os dados possam ser comparáveis e passíveis de gerar categorias.
Se aproximando da metodologia de pesquisa de observação participante, quando o pesquisador interage com os observados envolvidos na ação da pesquisa e desenvolve um diário de campo, ensaiamos uma outra estratégia. Em nosso caso, ainda estamos desenvolvendo as habilidades de pesquisa, “treinando” ao nos observarmos. Ficou combinada a realização da observação ao longo de dois dias:
A quinta-feira, 19.10, para termos um dia de uma rotina que contemple as dinâmicas presentes na escola/trabalho e o sábado, 21.10, para registrar um dia do final de semana, geralmente mais dedicado às atividades de lazer e descanso.
Fotos: Acervo multiHlab.
Estipulamos como ferramenta de produção coletiva um arquivo Google Docs compartilhado em nosso Drive, facilitando o processo de coleta e armazenamento dos diários. Neste segundo exercício as descrições foram mais detalhadas, identificando os horários de cada atividade realizada na rotina de cada um/a, além de registrar o tempo diário de interação com os recursos tecnológicos.
No exemplo da bolsista Eduarda, temos um tempo médio de contato com as telas de 1 hora e 23 minutos durante o sábado (16/09):
Durante as discussões, aproveitamos para observar individualmente em cada dispositivo móvel a média de notificações que recebemos diariamente. Refletindo sobre como o relacionamento com as tecnologias e aplicativos móveis provoca um bombardeio de informações ao longo do dia-a-dia.
Agora com a etapa de apresentações dos diários de observação finalizadas, é hora de pensar sobre como vamos categorizar as informações coletadas nessa fase da pesquisa.
Aproveitando a passagem pelo Halloween, neste dia todos vieram fantasiados em comemoração a data festiva. Pois é, a gente não vem trabalhar vestidos assim todo dia.
Comments