A segunda reunião foi marcada por diálogo sobre temas de interesse para a realização da pesquisa desta edição. Começamos refletindo sobre a presença das tecnologias digitais no cotidiano das diferentes gerações: bolsistas e orientadores.
Equipe reunida na sala Gilberto Osório, no Campus Apipucos da Fundaj.
Foto: Acervo multiHlab.
A partir das falas dos bolsistas, a orientadora Viviane Toraci trouxe para nosso segundo encontro questões relacionadas às consequências do estado permanente de vigilância que opera sob os indivíduos sociais, trazendo luz ao questionamento: por que o cidadão aceita ser vigiado e controlado para se sentir seguro?
Para fomentar o debate, foi realizada uma dinâmica baseada em nossas relações com a tecnologia, destacando possíveis diferenças geracionais entre os orientadores e os orientandos. Viviane Toraci chamou atenção para marcos temporais importantes e que definiram como nos relacionamos com as tecnologias: o final da II Guerra Mundial e o início da Guerra Fria (segunda metade do século XX, quando nasceram os orientadores) ; e os ataques de 11 de setembro de 2001 (início do século XXI, quando iriam nascer os orientandos), este o primeiro evento de grandes proporções gravado pelos celulares de cidadãos e postados em redes sociais. Revisitando a memória dos próprios orientadores, cada um relatou o que estava fazendo no dia dos ataques, destacando as tecnologias da época (telefone fixo, televisão), uma realidade que não foi vivenciada pelos bolsistas.
Fotos: Acervo multiHlab.
A reflexão colocou em prática o encontro entre duas gerações, refletindo sobre suas distintas experiências com as mídias de massa e mídias digitais. O objetivo proposto pela dinâmica levou os estudantes a pensarem sobre sua relação com as tecnologias no dia-a-dia.
Para ampliar essa discussão, os estudantes foram convidados a realizar um diário de observação ao longo de um dia da semana para pensar sobre isso, anotando as atividades realizadas que envolvessem o uso de alguma tecnologia digital. Nos próximos encontros as descrições dos diários serão partilhadas com o grupo.
Comments