Na Semana do Meio Ambiente, PIBIC-EM organiza visita a exposição e participação em oficina de metareciclagem promovida pela Artec - Arte com resíduos eletrônicos.
Os bolsistas do PIBIC-EM, acompanhados pela orientadora Edneida Cavalcanti e a equipe do multiHlab, visitaram em 07/06/2024 a exposição "Caminho das Águas: do Litoral ao Sertão", realizada pela Artec no espaço Morada Bonfim, em Olinda.
Com o objetivo de aprender sobre a metareciclagem, os bolsistas conheceram a equipe da Artec - Arte com Resíduos Eletrônicos - uma startup preocupada com o meio ambiente e que atua na área de educação, arte, inovação, tecnologia e sustentabilidade. O debate foi sobre os impacto do lixo eletrônico no mundo e como eles podem influenciar na vida das pessoas.
Durante a conversa, Djanice Leonardo, uma das idealizadoras da startup, mostrou que o lixo eletrônico pode funcionar como um agente de mudança social através da arte e da reciclagem. Um exemplo é o projeto de construção de móveis realizado com uma turma de EJA (Educação para Jovens e Adultos) que havia perdido diversos bens durante uma enchente. Os estudantes construíram mobiliários com materiais eletrônicos reciclados para uma exposição e depois os itens expostos foram entregues aos estudantes para utilizarem em suas casas. Isso mostrou aos bolsistas que mesmo quando os resíduos tecnológicos não são mais úteis para a sua função de fábrica, eles podem ser metareciclados para continuarem a serem úteis na vida das pessoas, contribuindo também para a preservação da natureza.
Em seguida, os bolsistas realizaram uma oficina de metareciclagem organizada por Djalma Ibrahym com o intuito de conhecer alguns dos materiais usados (como acetato presente nas telas das televisões e placas-mãe de computadores) e os métodos de construção de artesanato utilizados pela Artec. Utilizando carcaças de teclados e arames, os bolsistas criaram um vaso para plantas e placas com mensagens motivacionais. Arte e metareciclagem, uma combinação interessante para agregar novos conhecimentos sobre as nossas relações com as Tecnologias Digitais.
Commentaires